quinta-feira, 30 de junho de 2011

Educação Física Escolar




(Para vídeoaulas, acesse o canal no Youtube - ainda está em construção, estou me dedicando neste trabalho para ajudar os queridos estudantes de Educação Física - inscrevam-se, acessem: https://www.youtube.com/channel/UCWE7XF2apsn3woTq5mNSjug?view_as=subscriber)


Ludicidade e diversidade de conteúdo não podem faltar numa aula de EF; se a escola não oferecer recursos materiais ao professor, este deve (opinião minha – Gisele) comprar seu próprio material. Porém existem os materiais alternativos, mais baratos.

Artigo relacionado: Princípios Metodológicos – diversidade, inclusão, complexidade e adequação do aluno. Beth e Zuliani (2002).

Base do processo de ensino
Adequar as atividades à fase de desenvolvimento da criança é primordial; a elaboração do plano de aula, por melhor que seja, é apenas o início. O professor deve acompanhar e participar da aula, estando atento principalmente se os alunos forem muito pequenos; deve ter capacidade de observar, avaliar e corrigir; selecionar uma estratégia de ensino; conhecer os detalhes técnicos das habilidades motoras; promover situações que exijam decisões táticas.

Princípios metodológicos da Educação Física Escolar
1) Princípio da inclusão (estratégias para incluir);
2) Princípio da diversidade;
3) Princípio da complexidade (crescente);
4) Princípio da adequação do aluno.

Utilizar estratégia (jogos etc.), escolher uma habilidade (manipulação, locomoção ou equilíbrio). Deve haver progressão pedagógica (estática, movimento – variações do gesto e velocidade). No final da aula deve acontecer a prática desportiva.

Nenhum comentário: