segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nutrição Aplicada à Medicina Estética (parte 2 de 3)


            A proteína, além de inúmeras outras funções, ajuda na formação do GH e tem função imunológica. Atletas de musculação devem incluir em sua dieta a quantidade adequada de proteínas, principalmente praticantes adolescentes (devido à fase de crescimento) e atletas com treinamento intenso (devido a este tipo de treinamento baixar o sistema imunológico em curto prazo).

            HDL - é uma lipoproteína de alta densidade que contém mais proteína e menor quantidade de triglierídeos e colesterol. O HDL retira o colesterol do sangue, e seu nível aumentado é bom, pois indica menor risco de doenças cardiovasculares. Para aumentá-lo, é necessária uma dieta equilibrada contendo gorduras mono e poliinsaturadas (ômega 3, 6, 9...).
            LDL/ VLDL - são lipoproteínas de baixa e muito baixa densidade, respectivamente. Contém mais triglicerídeos e colesterol e menos proteína, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares. Sua alta taxa está associada a um desequilíbrio na dieta, onde o consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas é alto, além do consumo de carboidratos (açúcares) em excesso. 
            As vitaminas são de vital importância ao organismo (vita = vida; amina = compostos nitrogenados), são encontradas em quantidades pequenas no interior de todas as nossas células. Uma suplementação vitamínica deve ser proveniente de orientação nutricional ou médica, visto que a hipervitaminose por ingestão excessiva é tão danosa ao organismo quanto à hipovitaminose (carência de vitaminas).

           Enxofre - pelo fato de o abacaxi ser rico nesse mineral, ingeri-lo após a ingestão de grandes quantidades de carne vermelha (exemplo: churrasco) ajuda a facilitar a digestão. 
           A ingestão de água é importantíssima para todo ser humano, principalmente para praticantes de atividade física, onde a perda de água através da sudorese é maior. Não se deve esperar a sede chegar para se hidratar, visto que este já é um sinal de desidratação, sinalizando que a reserva de água corporal está abaixo do adequado. Beber água durante a atividade física não faz mal, conforme alguns acreditam; muito pelo contrário: sua ingestão ajuda a melhorar a performance (melhora a fadiga), evita dormências, câimbras, dor de cabeça etc.
          A ingestão diária de água recomendada é de 35ml/kg de peso corporal. Sua proveniência pode ser: sucos, chás, refrescos, leite, frutas, verduras, legumes etc., pois também contem líquidos em sua composição. Evite refrigerante e café para este fim. 



Nenhum comentário: