terça-feira, 13 de setembro de 2011

A elitização do Iatismo – análise e interpretações

(Para vídeoaulas, acesse o canal no Youtube - ainda está em construção, estou me dedicando neste trabalho para ajudar os queridos estudantes de Educação Física - inscrevam-se, acessem: https://www.youtube.com/channel/UCWE7XF2apsn3woTq5mNSjug?view_as=subscriber)
   
 Dois dos principais entraves para o crescimentoda atividade náutica no país é a diferença social (pois o iatismo é um esporte consideravelmente elitizado),  pouco apoio e pouca enfatização do referido esporte a nível de projetos de divulgação e ampliação.
                No que se refere a habilidades físicas específicas, é vantajoso no aluno o desenvolvimento da propriocepção (isto é, sua acentuação) e do conhecimento náutico (que abrange desde percepção do vento – tipos e direções, e do tempo, até as leis marítimas).
                Porém, não só se tratando de habilidades físicas mas, principalmente, em relação ao perfil individual transformado durante o processo educacional, são acrescentados ao aluno praticante de navegação a vela: determinação, espírito de liderança, auto-controle, disciplina, colaboração, autoestima. Valores como concentração, sensibilidade e compreensão também são trabalhados.
                Considerações finais
                É necessário, para que o iatismo se torne mais popular, a criação de um grande centro de ensino de Navegação a Vela, como forma de estímulo ao desenvolvimento dos esportes náuticos e à navegação de lazer e turismo e, consequentemente, o impulsionamento da indústria náutica não só no Rio de janeiro, mas em todo o Brasil.

Nenhum comentário: