segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nutrição Aplicada à Medicina Estética (parte 3 de 3)


           Achados Clínicos: Uma hipotrofia muscular encontrada clinicamente pode representar deficiência em proteínas e carboidratos. Unhas em forma de colher é uma possível deficiência em ferro.

          "Cada uma das substâncias da dieta de um homem age sobre seu corpo mudando-o de alguma forma, e toda a sua vida depende dessas mudanças, esteja ele saudável, doente ou covalescendo." Hipócrates 

           A beleza está diretamente relacionada à auto-estima, que por sua vez está relacionada com a saúde. E, para se ter saúde é necessário, dentre outros hábitos saudáveis, a alimentação adequada e equilibrada. Fazer dieta não significa fazer regime; o aumento de peso não é devido ao consumo calórico especificamente. Então, apenas diminuir a ingestão calórica sem se preocupar com a qualidade do que está sendo ingerido não trará resultados eficazes. O ideal é um equilíbrio entre os nutrientes, que trará ao organismo quantidades suficientes do que é necessário, sem que haja excessos que acabam se convertendo em gordura localizada e celulite.

           Uma dieta equilibrada e de acordo com a individualidade de cada um é importante para um corpo saudável e bonito. Alguns alimentos que devem ser evitados (ou deixados apenas para ocasiões especiais ou finais de semana): leite integral, margarina, manteiga, mortadela, salsicha, enlatados, molhos e temperos industrializados, arroz branco, frituras, maionese, creme de leite, refrigerante, água com gás, café e chá-preto em excesso. Alimentos que devem ser valorizados: pães e outros alimentos integrais, queijo branco, leite semidesnatado, adoçante, frutas e verduras, aveia, linhaça, carnes magras, castanhas, soja, chá verde, água de coco etc.
          Lipodistrofia ginoide (celulite - inflamação celular): doença, classificada em estágios.
Estudos comprovaram que determinados alimentos ajudam no combate à celulite. Deve-se ingerir bastante líquido, leite desnatado e seus derivados, frutas, cereais integrais, verduras, legumes, alimentos ricos em ômega 3, 6, 9 etc. A soja e a cebola são ricas em bioflavonoides que melhoram processos inflamatórios, pois atuam sobre a circulação sanguínea. O consumo de alimentos ricos em fibras também são ótimos aliados, principalmente farelo de aveia, pois é rico em silício (elemento estrutural do tecido conjuntivo). Contudo, é fundamental a prática de atividade física regular e com orientação profissional para que haja efeito satisfatório na perda da celulite. 
           Gordura localizada - não tem necessariamente relação com o excesso de peso; está associada à herança genética, alimentação inadequada, sedentarismo, alterações hormonais etc. Apesar de a maior preocupação ser a aparência estética, um grande acúmulo de gordura na região abdominal pode indicar alto risco de complicações cardiovasculares. Então, é questão de saúde a preocupação com a melhora dos hábitos alimentares, exercícios físicos regulares e, se necessário, intervenção da medicina estética.
            Para a saúde da pele, o maior órgão do corpo humano, existem alimentos que devem ser ingeridos diariamente: água, alimentos ricos em vit. A, C, E, complexo B, zinco e cobre (que participa da formação do colágeno e da hidratação cutânea), proteínas de alto valor biológico, silício e fibras.
            No caso da obesidade, é muito importante levar em consideração, além da gordura corporal em excesso, a sua localização. Como vimos anteriormente, o acúmulo na região abdominal traz risco de doenças cardiovasculares. Esse acúmulo é percebido pela relação entre circunferência de cintura e quadril, e se classifica como androide (tipo pêra), ginoide (tipo maçã) ou generalizada. Valores a partir de 1 para homens e 0,85 para mulheres caracterizam riscos. A obesidade necessita tratamento multidisciplinar e a orientação nutricional é necessária também após o tratamento, devido a necessidade de manutenção. O paciente também deve ter um bom nível de comprometimento nesse caso.






Nenhum comentário: