segunda-feira, 4 de julho de 2011

História da Ginástica Geral

             (Para vídeoaulas, acesse o canal no Youtube - ainda está em construção, estou me dedicando neste trabalho para ajudar os queridos estudantes de Educação Física - inscrevam-se, acessem: https://www.youtube.com/channel/UCWE7XF2apsn3woTq5mNSjug?view_as=subscriber)

Desde a chamada “Idade da Pedra”, o ser humano já exercitava o corpo naturalmente, devido às necessidades básicas existentes na época, tal como caçar para obter alimento, competir entre si, nadar, subir em árvores e até mesmo dançar. Mas foi na Antigüidade que a Ginástica começou a tomar uma forma mais racional. Na Grécia, saltimbancos e acrobatas com suas expressões e esforços corporais começavam a “moldar” a Ginástica.
            Na Idade Média, como forma de diversão, os egípcios realizavam torneios de habilidades e danças; foi aí que surgiu o nome “ginasta”, que designava os que praticavam a atividade física, geralmente em castelos medievais.
Gregos e romanos também conheciam a importância do corpo e dos seus movimentos e limites, mas tinham influências orientais, que variavam conforme a localização dos habitantes.
            No século II d.C., foram aprimorados os pensamentos pela busca da saúde através dos exercícios, com movimentos que exigissem maiores esforços.
Mas a Igreja, a partir do século XVI, começou a condenar os torneios de lutas e os combates a cavalo, trocando-os por carrossel e corridas em círculo.
            A história da Ginástica Geral tem origem na Grécia, onde as idéias defendiam a prática de exercícios ao ar livre, alongamentos e boa alimentação, visando à performance corporal, à saúde e à beleza. Os exercícios deveriam ter grau de dificuldade aumentados conforme o nível de capacidade atingidos pelo atleta e, com isso, obtendo resultados satisfatórios como o aumento da força, do volume de massa muscular etc.
            Assim, a Ginástica em geral foi avançando os demais continentes, sendo modificada e ampliada, com um proveito e uma integração internacional cada vez maior, chegando ao Brasil influenciada pela política e pelo patriotismo alemães e suíços – como a Ginástica corretiva e profilática – cuja contribuição de Ruy Barboza inspirava, com suas idéias, profissionais das diversas áreas.
            A partir de 1950, regulamentou-se o ensino universitário que formava professores de Educação Física, e já há alguns anos fora criada a Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde. Pouco antes disso, Getúlio Vargas tornou obrigatória a Educação Física nas escolas, por influências militares francesas.
            A Ginástica brasileira desenvolveu-se cultural e tecnicamente, ainda mais durante o período 1930/1960, quando a participação de atletas profissionais estrangeiros de diversas áreas da Educação Física contribuíram nos cursos de formação de professores.
            A conseqüência do crescente número de faculdades de Educação Física que podemos observar nos últimos 30 anos é o progresso e a divulgação do desportismo, e a proliferação de academias de ginástica, onde são encontradas especificidades, de acordo com a necessidade e o objetivo de cada um.

            Bibliografia: ABC da Ginástica – Dayse barros.

32 comentários:

  1. Esse texto me salvou;)
    Bgd....

    ResponderExcluir
  2. esse texto me salvou obgd... se nao fosse ele tiraria zerooo.
    :)

    ResponderExcluir
  3. tenho certeza que esse texto vai me salvar de tirar um zeroo ;)

    ResponderExcluir
  4. nossa me salvou ....obgdo

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que esse texto me salvou de tirar zero graças a deus

    ResponderExcluir
  6. Cara ñ era isso q procurava mais me ajudou valeeeeu

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Blogge por ter me salvadoo ;)

    ResponderExcluir
  8. Estou salva de levar um zero segunda.Bgd...

    ResponderExcluir
  9. gostei muito bom vc e dez

    ResponderExcluir
  10. obg esse texto me ajudou vlw
    rs..mt obg continue assim

    ResponderExcluir
  11. O Blogger me salvo de tira um zero obrigado a todos por tem feito esse site :)

    ResponderExcluir
  12. b;om .muito bom eu recomendo a to dos

    ResponderExcluir
  13. Iae galera do pontes 2° é nois, esse texto é bom

    ResponderExcluir

  14. Gostei muito e muito interessante fala do inicio da ginastica ate o fim

    ResponderExcluir
  15. epero que seja que eu procuro

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que eu não vou tirar um zerooo#@$%&

    ResponderExcluir
  17. texto maravilhoso, obrg me salvou muitoo ....

    ResponderExcluir
  18. ese teto e muto sechi e quero te dar o cu

    ResponderExcluir
  19. esse texto me salvou do trabalho da escola obg......

    ResponderExcluir
  20. espero que o texto me ajude eu acho que vai

    ResponderExcluir
  21. Gostei isso me salvou de tirar um zero bem dado em uma pesquisa nas aulas online obrigado beijos!

    ResponderExcluir